quinta-feira, 3 de março de 2011

Relacionamentos parte V


Essa musica de Roberto Carlos, tem mais conteúdo teológico que muitos louvores que tem sido cantado por ai!
Durante esses últimos tempos nos temos falamos relacionamentos:
1.    Como desenvolver relacionamentos saudáveis:
2.    Quebrando as cadeias familiares
3.    Transpondo a barreira dos sexos
4.    Amizades
Terminar com: Relacionar-se com Deus!

Sl 42.2
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? A.C.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? N.V.I.

Pesquisando na internet sobre relacionamento com Deus encontramos muitos questionamentos, no site do yahoo um menbro veio com essa pergunta:
Onde estava Deus quando ocorreu esta tragédia no Haiti?
Eu pergunto para aqueles que acreditam em Deus: Onde estava o seu Deus quando ocorreu esta tragédia no Haiti?
Como o seu Deus deixou morrer crianças inocentes? Como deixa sofrer milhões de pessoas, sem casa, comida, água?
Não pretendo hoje responder essa pergunta mas posso afirmar o seguinte:
O Ateu não encontra Deus pelo mesmo motivo que o ladrão não encontra a policia!
Porque não quer encontrar!

Nos E.U.A.

Ônibus ateu é perseguido por caminhão cristão

Um ‘ônibus ateu’ circula em Fort Worth com a mensagem colocando a questão sobre quantas pessoas são boas sem Deus e responde: “Milhões”. Aonde ele vai, um ‘caminhão religioso’ vai atrás, com o anúncio de que ‘2,1 bilhões de cristãos são bons com Deus” e uma mensagem de Deus aos ateus: “Eu ainda te amo”. Um grupo de empresário está financiando a perseguição.
Fonte: Gospel Prime


No entanto tem pessoas que realmente deseja encontrar Deus.
Tennyson diz: Há mais fé em uma duvida genuína do que em todo o nosso credo”!

Todas as pessoas em algum momento de dor já se perguntaram onde Deus esta?
“Você sabe que se encontrou a Deus quando, não importa o que aconteça, acredita que Ele é bom.” Larry Crabb

Algumas concepções de Deus
Deus Arbitro / Juiz
Pensam que Deus esta marcando quando elas foram boas ou ruins
Pessoas religiosas chatas são motivadas pela culpa e só pensam em evitar a fúria de Deus.


Deu avô:
Pensam que Deus pé o vovô bonzinho,  não pensam em crescer, acham que Deus vai fazer tudo para eles.
Desejamos que alguém faça a parte difícil para nos!

Deus cientista:
Acham que Deus esta distante criando coisas preocupado com o universo e deixa as cosias rolarem aqui!

Deus guarda costas:
Pensam em Deus como um salva vidas!
Ou seja, quando eu estiver em apuros vou até ele,
Tem muitos pensamentos assim!

Mas como ter um relacionamento com Deus?
R:  Oração:
Anatoli Levitin, escritor e historiador russo, passou anos preso e disse que suas orações pareciam no inicio não ser atendidas, depois de um tempo entendeu:
"O maior milagre de todos é a oração”!
 "Eu preciso apenas me voltar mentalmente para Deus e imediatamente sinto uma força que toma conta de minha alma, de todo o meu ser. O que é isso? Onde eu, um Homem velho e insignificante, cansado da vida, pode obter essa força que me renova e me salva, elevando-me acima da terra? Ela vem de fora de mim, e não há poder no mundo que possa resistir a ela".
A oração é o caminho para relacionamento com Deus

1. CONVERSANDO COM DEUS
Como podemos ter certeza de que Deus nos ouve quando oramos?
"então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração". Jr 29:12,13.

Que  certeza Jesus nos dá de que Ele nos ouve e responde as orações?
"Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta". Lc 11:9

A oração é uma conversa que envolve falar e ouvir. É isso o que Jesus promete:
"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo". Ap 3:20

Podemos sentar e conversar com Jesus? Trocar idéias?
1º Falando o que  passa em seu coração.
2º. Ouvindo
Como: Você “fala” orando e “ouve” lendo a palavra de Deus!

A oração pode se tornar um estilo de vida para o cristão.
"OREM CONTINUAMENTE. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus". I Tessalonicenses 5:17,18.

Como? “continuamente"?  Ligado para falar qualquer hora!
No meio da rua, no elevador, no ônibus a toda hora!
“A porta do coração deveria estar constantemente aberta, sempre pedindo a Jesus que venha habitar em nós, como hóspede celestial”.
Não ore falando rapidamente a sua lista de pedidos. Espere. Ouça. Um pouco de reflexão durante a oração pode enriquecer grandemente seu relacionamento com Deus.
"Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!" Tiago 4:8


2. COMO ORAR?
Para aprender orar comece com  coisas simples dia a dia!  
Seja antes de orar por câncer VS resfriado, dor de cabeça, dor de ouvido etc...

A gente não ora pelos outros não é por falta de fé, mais por falta de compaixão pelas outras pessoas, a diferença de Jesus é que ele se compadecia das pessoas e por isso orava, temos de orar pelas pessoas que amamos! E também pelas pessoas que não amamos.

A oração cura! Cura você também! Entende...

As coincidências acontecem mais quando você ora! Oramos por um lugar melhor, e estamos aqui! Você é fruto de oração, pessoas oraram por você e jejuaram por você...

Às vezes você olha e fala ah o refugio não é legal! Você não tem idéia de quanto que esse joelho e outros estiveram em oração por sua vida!

Podemos orar sobre qualquer coisa:
Deus nos convida a orar pelo perdão de nossos pecados (I João 1:9),
Pelo aumento de nossa fé (Marcos 9:24),
Pelas necessidades da vida (Mt 6:11),
Pela cura do sofrimento e da dor (Tg 5:15),
Jesus nos assegura que podemos levar todas as nossas necessidades e preocupações a Ele; nada é muito pequeno que não seja motivo de oração.
"Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês". I Pd 5:7
Nosso Salvador está interessado em cada detalhe de nossas vidas.

Podemos orar por nossos filhos, esposa família!
Pegue em seus braços e ore por ele durante o dia...
E a noite: Entre no quarto de seu filho (tenho feito!) abençoe seu filho!
Durante o tempo que esta no transito, ore!
Esta dentro do ônibus imagine Jesus ao corredor abençoando e tocando as pessoas!
Ore no culto!
Esta tendo louvor ore! Esta sendo ministrada a palavra, ore!

CONCLUSÃO:
Orar é mudar!
Martinho Lutero falou: Tenho tanto fazer que eu não posso prosseguir 100 passar 3 horas diariamente oração.
Jesus orava,
Oração não é só falar! Oração é ouvir a voz de Deus, oração também é se calar e ouvir!

Quando eu ainda estava solteiro, comecei a orar a Deus, lembro-me que eu falava: Deus não quero uma namorada eu desejo uma esposa!
Deus me deu uma esposa maravilhosa! Michelle.
Oração não deve ser tão complicada ao ponto de nem Deus te entender deve ser simples e vir do coração... Pode ser em voz alta, pode ser em sussurro, o importante é ser uma conversa sua com Deus.
É na pratica... quero convidar você orar agora comigo

Obs: Parte do conteúdo foi extraído do livro Celebração da Disciplina de Richard Foster

2 comentários:

  1. Oi Marcio, confesso que me emocionei ao ler este artigo, neste momento em pleno sábado de carnaval..(que particularmente não gosto) mas me retiro para estudar e meditar a palavra..e isso quer dizer..ouvir e ouvir o que DEUS nos fala..tenho aprendido muito e oro para que as pessoas que se sentem excluídas possam entender este amor de DEUS..DEUS ama sem distinção..Ele nos ama simplesmente pelo fato de sermos filhos Dele..e é nisso que acredito....como acredito que Ele irá me trazer um esposo para que eu possa construir uma familia de fé e amor..*rsrs..abraços e Deus abençoe a você,familia e seu trabalho.

    ResponderExcluir