sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Bomba e a Igreja - Antonio Carlos Barro

Há alguns anos atrás fiz um mensagem na qual perguntei: “Se uma bomba cair no prédio da igreja, o bairro e a cidade sentirão falta dela?”.
Hoje, recebo um e-mail de um graduado da Faculdade Teológica Sul Americana. Ele afirma com ousadia: “… posso afirmar que se a Refúgio sumir o bairro inteiro sentira falta”. Ainda me recordo de quando o Márcio, conhecido por Coyote veio para o seminário. Tatuagem por todos os lados, cabelo rabo-de-cavalo, piercings que não acabava mais, brincos. Quando olhei para aquele jovem pensei: “que outro lugar ele poderia ir senão aqui na FTSA?”.
O Márcio veio para um curso de leigos que tínhamos com duração de um ano. Depois daquele curso ele fez o Bacharelado em Teologia, depois especialização. Enquanto seus estudos progrediam, ele começou uma igreja ou um ajuntamento de jovens proscritos da sociedade. Deu o nome para aquilo de Refúgio. Um lugar (começou na garagem da casa dele), uma casa onde eles poderiam dormir e comer. Sem cobranças, apenas recebendo amor e compaixão.
O ministério foi crescendo. Mais gente chegando. Saíram da casa e alugaram um salão em Cambé (PR). O salão era e é pra cultos no domingo, mas durante a semana é usado pra tudo que se possa imaginar, mas principalmente num grande tatame para ensinar artes marciais. Atualmente o projeto atende entre 150 a 180 crianças.
O Márcio virou pastor, alias Reverendo, pois assim são chamados os pastores presbiterianos. Muitos “pastores” ficam surpresos em saber que o Coyote é um Reverendo como eles. Ele segue o seu ministério. Se você quiser ler mais e ajudar: www.refugio.org.br
Estou contando esse testemunho porque o ministério da educação teológica é muito difícil. Vocês que são membros “normais” das igrejas não tem idéia de como é complicado esse negócio. É complicado porque líderes e pastores são zelosos de suas denominações e da sã doutrina. Muitos receberam o mandato divino de zelar pelo nome de Deus na Terra. Assim sendo, enviar um aluno ou uma aluna para a FTSA não fica bem. Afinal esse seminário não é da nossa igreja, dizem uns. Essa escola é amiga dos pentecostais, dizem outros. Os TCCs dos alunos são quase sempre sobre Jesus e os pobres e a missão integral da igreja, afirmam outros. Não escrevo isso somente em relação a FTSA, mas em relação a dezenas de seminários inter-denominacionais que lutam contra essa má vontade da igreja. Eu não entendo como pode ter líderes que impedem seus crentes de receberem melhor preparo bíblico!
Bem… enquanto isso tudo acontece os Coyotes da vida são transformados e se transformam. As centenas de crianças e adultos que recebem o benefício de seu treinamento agradecem. Graças a Deus que nos dá a vitória em Cristo.
A caravana passa e os cães ladram. Alias, não somente ladram como também não entrarão no Reino de Deus.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Noticias de Dezembro 2011

Graça e paz
Escrevemos novamente para informá-los das nossas programações e compartilhar como Deus tem abençoado e transformado a realidade de várias pessoas através do Refúgio.
        Este mês estivemos participando de vários campeonatos, a começar do campeonato de Jui Jitsu 1º COPA ECOINGÁ, onde participaram quatro alunos e um deles (Leonardo) ganhou medalha de ouro na categoria juvenil. Ficamos muito felizes, principalmente porque o Jui Jitsu é um esporte novo no Refúgio, começamos as aulas em fevereiro deste ano e já temos campeões! Na foto o aluno Leonardo está acompanhado do professor do Refúgio, o Leo.  

Participamos também da COPA LONDRINA DE TAEKWONDO, onde treze de nossos alunos participaram, e doze levaram medalhas em suas modalidades, representando o Refúgio e acima de tudo, mostrando que não aprendem somente o esporte, mas através do trabalho, estudo bíblico e orações, mudaram suas vidas.



O Jui Jitsu também nos surprendeu na participação do professor Leonardo Marivil no campeonato Sul Americano de Jiu Jitsu – SC, onde o nosso professor foi vice campeão Sul Americano. Leonardo hoje atende no Refúgio mais de cinquenta alunos, ensinando o esporte, realizando estudos biblicos, orações e acompanhando cada um dos alunos. Agradecemos a Deus pela vida dele.

No último dia 24 de novembro realizamos a 3º amostra anual do Refúgio, onde apresentamos parte do trabalho que o Refúgio desenvolveu neste ano.


Atualmente o Refúgio está com aproximadamente 180 alunos, nas atividades de Jui Jtsu, Taekwondo, Capoeira e Música e nesta apresentação contamos com a presença dos alunos, de alguns pais e de autoridades como o prefeito João Pavinato, sua esposa Ana Paula presidente da APMI, vereadores, representantes do conselho tutelar de Cambé, e amigos como Sueli Silva e Silas Redondo, que tem ajudado o Refúgio a doze anos de ministério.


Estamos felizes com o resultado da apresentação, já que entre as três amostras (2009.2010.2011) este ano tivemos mais participação do bairro, mais alunos e mais parceiros, que tornaram tudo possível.
Estamos realmente felizes em fazer parte deste sonho de Deus e poder servi-Lo através deste trabalho e contamos com a ajuda de vocês no próximo ano, pois sabemos que pessoas podem ser transformadas através do amor e presença do nosso Senhor Jesus Cristo! E temos presenciado estas transformações.

Atualmente estamos em busca de novos mantenedores com o compromisso de um ano e de qualquer valor através de boletos bancarios,  ou de deposito se deseja participar entre em contato conosco, se já é um mantenedor amém.
    
       Também no final de dezembro estaremos realizando um culto evangelistico com uma festinha para os pais e alunos se deseja colaborar entre em contato também.

Você pode ver as fotos no face atraves dos links:
e siga-nos @refugiocoyote